O que é?
A umectação noturna é um tratamento a base óleos vegetais, que nutre os fios de forma intensiva.
Seu principal objetivo é devolver nutrientes que estejam faltando nos fios e também realizar uma reposição lipídica na fibra capilar, devolvendo lipídios perdidos pela exposição a agressores externos, como raios solares, poluição, uso de secadores e modeladores térmicos, procedimentos químicos e colorações.
A diferença entre a umectação tradicional e a noturna é que, na primeira, você deixa o óleo vegetal agindo no cabelo por duas horas; já na segunda, você dorme com o óleo nos fios e só tira no dia seguinte, ou seja, o óleo age durante toda a noite.
Para quem é indicada?
Nos casos dos cabelos cacheados e crespos, o formato dos fios impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo se espalhe pelo comprimento e pontas.
Dessa forma, a umectação capilar noturna é indicada para quem tem cabelos secos ou ressecados, com pontas duplas e frizz.
Qual a função dos óleos?
Os óleos atuam na reparação de pontas, selando os fios de cabelo e promovendo mais alinhamento, definição e luminosidade.
Quem tem cabelo liso pode fazer?
A umectação capilar se popularizou entre as cacheadas e crespas, mas isso não significa que quem tem cabelos lisos não pode fazer a técnica.
Mesmo sendo à base de óleos, ela é uma opção de tratamento noturno para cabelo com frizz, seco e ressecado, seja qual for a textura do fio.
O segredo para não pesar nos cabelos lisos é aplicar o óleo apenas nas pontas e não deixar resíduos ao remover.
Como fazer?
A umectação consiste em banhar os cabelos em óleo vegetal para devolver nutrientes que estejam faltando na fibra capilar e, dessa forma, devolver brilho e maciez aos fios.
Para fazer a umectação noturna, você só vai precisar de um óleo capilar, um pente e um elástico de cabelo.
Procure produtos ricos em ativos altamente nutritivos, como o óleo de coco ou abacate.
Confira o passo a passo da umectação noturna:
Passo 1: Divida o cabelo em mechas;
Passo 2: Aplique o óleo capilar enluvando cada mecha, concentrando a aplicação no comprimento e nas pontas;
Passo 3: Prenda os cabelos em um coque e deixe a umectação capilar agir nos fios durante a noite.
Passo 4: No dia seguinte, remova o óleo com shampoo e condicionador. Finalize com seu creme de pentear habitual.
Melhores óleos para umectação noturna:
A primeira dica antes de comprar é verificar se o óleo é puro e 100% vegetal. Como você descobre isso? Dá uma olhadinha no rótulo.
Vários óleos podem ser usados na umectação noturna. Descubra abaixo os 3 mais poderosos!
1 – Óleo de abacate
O óleo de abacate é um dos mais poderosos quando o assunto é umectação noturna.
Rico em vitaminas A, B1, B2, C e D, aminoácidos, ácidos voláteis, esteróis (sitosterol, campesterol), hidrocarbonetos e lecitina.
Todos esses ativos possuem alto potencial de hidratação e nutrição, capazes de deixar os cabelos com mais brilho e maciez.
Além disso, ele contribui para o fortalecimento e crescimento dos fios, ajudando a reduzir a quebra e queda do cabelo.
2 – Óleo de gérmen de trigo
Este óleo é extraído do gérmen do grão de trigo e é rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos insaturados.
É um óleo mais leve, indicado para cabelos oleosos ou que tenham raiz oleosa e pontas secas. Possui ação fortificante, revitalizante, emoliente e nutritiva.
É indicado para cabelos que necessitam regeneração, nutrição e elasticidade. Possui ação antioxidante, perfeito para a recuperação de fios coloridos ou danificados.
3 – Óleo de coco
Este óleo é extraído da polpa do coco fresco e maduro e é basicamente composto de ácidos graxos, o que o torna capaz de penetrar nas cutículas da fibra capilar e nutrí-las profundamente.
Além de nutrir, o óleo de coco deixa o cabelo macio, soltinho e com um brilho natural, reduz o frizz e o aparecimento de pontas duplas e diminui o volume. Além disso, ele ajuda a equilibrar a microbiota capilar, tornando o couro cabeludo mais saudável.
Seu uso contínuo deixa o cabelo liso mais alinhado e ajuda na definição dos cabelos cacheados e crespos.