Manual do Liso: Saiba como conquistar e manter o liso perfeito

Escova progressiva

Um dos procedimentos capilares mais conhecidos é a escova progressiva. Além de deixar o cabelo mais liso, ela ajuda a reduzir o volume e o frizz dos fios.

Como o volume e as ondas são totalmente retirados, os cabelos podem ficar com um aspecto chapado. Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo, que pode ir se acumulando nos fios e tornando-os cada vez mais lisos.

Se isso acontecer e você não gostar do resultado, converse com o seu cabeleireiro e use um reconstrutor de cachos, que fará com que os fios ganhem ondulação. Caso você queira volume sem cachos, a única solução é esperar o produto sair dos cabelos.

Atenção para formulação da escova progressiva

Inicialmente, as escovas progressivas costumavam ter formol na fórmula, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que os produtos usados nesses procedimentos podem ter, no máximo, 0,2% desse elemento químico em sua concentração. Por conta dos riscos para a saúde, ele foi praticamente retirado da fórmula.

Hoje, a maior parte das escovas são feitas com carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas dos fios, permitindo que o alisamento seja feito após a ação da chapinha. Porém, para que o cabelo fique liso mesmo, é preciso que depois os fios sejam fechados novamente. É nesse momento que o formol atuava e, apesar da quantidade recomendada pela Anvisa ser a mais segura para a saúde, não é o suficiente para que o produto cumpra seu efeito. Por isso, normalmente o formol é substituído pelo tioglicolato de amônio e a etalonamina, que são substâncias semelhantes a ele, mas que causam muito menos danos aos cabelos.

Cuidado! Escovas progressivas feitas com formol acima da concentração recomendada pela Anvisa (0,2% do produto) podem causar diversos problemas de saúde, como: queimadura, descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio, entre outros.

O que você precisa saber antes de alisar o cabelo

Couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos

Se esse é o seu caso, não é recomendado fazer a escova progressiva, pois causará ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro, o que pode acentuar a queda dos fios. Então, antes de fazer qualquer química, procure um dermatologista para avaliar e liberar o procedimento.

Fios sem química

Se o seu cabelo não tem nenhum tipo de química, o efeito liso da progressiva ficará melhor a partir da segunda aplicação do procedimento. Ou seja, quanto mais você fizer esse procedimento, melhores serão os resultados.

Estou grávida! Posso fazer a escova progressiva?

A escova progressiva contém químicas em sua fórmula. Sendo assim, para evitar problemas para a saúde da mãe e do bebê, não é recomendado que grávidas façam esse procedimento. Na dúvida, o ideal é prevenir.

Nossos serviços

Progressiva 

Indicada para os cabelos cacheados e crespos. A escova progressiva simples é uma opção para quem quer reduzir o volume, manter os fios alinhados e sem nenhum frizz. Com um resultado impressionante, os cabelos ficam cheios de vida e com movimento.

A fórmula da escova progressiva conta com óleo de argan, que age desde a primeira aplicação, recuperando os fios danificados, restaurando a flexibilidade dos fios quebradiços e alinhando as mechas.

Sua fórmula contém com arginina, açaí, pH ácido (ácido acético), aminoácidos, ureia, queratina e silicones. O pH ácido da selagem térmica, quando em contato com o calor da prancha, torna os cabelos lisos. Os ativos arginina e açaí se fixam na parte externa dos fios, realinhando as cutículas do cabelo e proporcionando brilho intenso, com redução do frizz.

Botox

Indicada para todos os tipos de cabelo. O botox é aplicado diretamente nos fios, deixando os cabelos com uma aparência mais saudável e brilhosa.

Da mesma maneira que o botox facial relaxa os músculos e ameniza as rugas, o botox capilar promove o preenchimento das fibras do cabelo, melhorando seu aspecto. A proposta é oferecer um tratamento menos agressivo em comparação a outros procedimentos.

Selagem

Indicada para todos os tipos de cabelo. A selagem recupera a saúde dos cabelos, trazendo mais disciplina, hidratação, resistência e brilho aos fios.

É um tratamento à base de queratina, que tem a função de fechar as cutículas do fio (ou seja, selar a estrutura) quando elas são danificadas por processos químicos, como alisamentos e tinturas.

Reconstrução The Rescue

Indicado para cabelos ressecados e severamente danificados. É um tratamento reconstrutor da porosidade da cutícula, suprindo as deficiências dos cabelos, devolvendo seus componentes vitais e proporcionando uma restauração intensiva.

Sua fórmula contém queratina e aminoácidos deixando os cabelos macios, fortes, saudáveis, hidratados e com muito brilho, pois esses ativos penetram nas camadas danificadas do fio, reparando, alisando e selando para uma proteção duradoura.

Entendendo as diferenças

Você sabe a diferença entre progressiva, botox e selagem?

Agora, você vai conhecer os benefícios que cada procedimento oferece:

Progressiva

A progressiva tem o objetivo de retirar o volume e transformar a estrutura natural dos fios, fazendo com que eles fiquem lisos. Vale lembrar que a escova progressiva tem esse porque, quanto mais você realiza esse procedimento, melhores são os resultados nos cabelos.

É importante ressaltar que aqui no MEGA STUDIO be emotion utilizamos apenas produtos liberados pela Anvisa, garantindo o bem-estar de todos os clientes.

Botox

O botox capilar tem o objetivo de reduzir o volume dos cabelos, com um suave efeito de alisamento dos fios. Ele deixa os cabelos com uma aparência mais forte e saudável, retirando o aspecto de fios fragilizados, danificados e ressecados.

No entanto, é importante ressaltar que o botox ajuda na aparência dos fios. Para tratá-los, é necessário realizar um procedimento de cauterização ou reconstrução dos fios.

Selagem

A selagem tem o objetivo de controlar os cabelos mais volumosos. Esse procedimento sela as cutículas do cabelo, diminuindo a porosidade e controlando os fios mais rebeldes.

Ela é indicada para todos os tipos de cabelos e é composta por queratina, colágeno e silicone. Esse procedimento ajuda a definir o tipo do cabelo: os cachos ficam mais cacheados, o liso mais escorrido e os ondulados com ondas mais bonitas.

Cuidados pós progressiva

Meu cabelo está liso. E agora, o que devo fazer? Após realizar algum procedimento para alisar os cabelos, é necessário ter alguns cuidados com os fios. Confira algumas dicas do que você pode fazer:

  • Ao lavar os cabelos, use uma quantidade generosa de condicionador para diminuir a fragilidade dos fios.
  • Evite fazer descoloração ou tingir os cabelos logo após a realização do procedimento. É recomendado esperar de 30 dias a 3 meses após o alisamento para descolorir ou tingir os fios.
  • Hidrate frequentemente os cabelos, pois a hidratação dá movimento aos fios e sela as cutículas capilares, prolongando o efeito liso. Prefira as máscaras nutritivas, com vitaminas.
  • Procure tratar os fios no salão, pelo menos, uma vez no mês.
  • Cabelos bonitos também têm relação com a boa saúde do organismo. Comer frutas, verduras, dormir bem e ingerir bastante água fazem com que os fios recebam mais nutrientes e fiquem ainda mais bonitos.
  • Lave o cabelo com shampoo suave, isso ajuda a manter as cutículas dos fios fechadas. Evite usar shampoo antirresíduo, pois ele faz com que o alisamento perca o efeito mais rápido.
  • Use reparadores de ponta, eles podem ser utilizados como finalizador para remover as pontas duplas e dar brilho. Ao usá-lo antes do secador, ele sela as cutículas e protege os fios.

Como manter um liso bonito

  • Lave os cabelos em dias alternados. A progressiva cria uma espécie de capa sobre os fios, que dura de 30 a 40 lavagens. Sendo assim, quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido o efeito da progressiva acaba.
  • Seque os cabelos com secador. A progressiva é um tratamento termoativado, o uso do calor reforça a ação do produto nos fios e o seu liso dura muito mais.
Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram